quinta-feira, 10 de março de 2011

Paradoxos de ontem e de hoje

As atrocidades do ditador Muammar Kadhafi só começaram a incomodar o governo americano e até sua classe artística (veja a lista de artistas americanos pagos pelo clã Kadhafi em suas festinhas particulares) depois de incríveis 40 anos. Este fato curioso, que não se trata de novidade, basta lembrar que os EUA promoveram as sangrentas ditaduras na América Latina, não sai da minha cabeça nos últimos dias.

Porém, o paradoxo mais nojento, é que, o mesmo EUA bastião da "democracia" que pretende invadir a Libia no intuito de derrubar o regime ditatorial de Kadhafi, com seu respectivo desrespeito aos direitos humanos e a ONU, é o mesmo EUA que apoia a "democracia" Israelense em seu descaso completo pela mesma ONU e direitos humanos. Será que Kadhafi é tão diferente de Benjamin Netanyahu ou Ariel Sharon? Será que os "rebeldes" palestinos, são tão diferentes dos rebeldes da Libia? E se o governo americano for a imagem e semelhança dos seus astros pops que topam tudo por dinheiro? E se a grande verdade for que, nenhuma diferença substancial há entre ditadura e democracia?

Se todos estes "serás" realmente apontarem para a direção que imagino, então não haverá mais parodoxos nesta história, somente a verdade incômoda que me atormenta e que preferiria não ver.



Leandro Lança

Nenhum comentário: